O que são as despesas ordinárias do condomínio?

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As despesas ordinárias do condomínio são os custos relacionados à manutenção e ao funcionamento do dia a dia do prédio. Elas garantem que as áreas comuns e os serviços essenciais estejam sempre em bom estado para o uso de todos os moradores.

Exemplos de despesas ordinárias

Entre os principais itens que compõem as despesas ordinárias, estão:

  1. Manutenção e limpeza
  • Limpeza de áreas comuns (corredores, hall, elevadores).
  • Jardinagem.
  • Reparos e conservação de equipamentos como portões, elevadores e bombas de água.
  1. Serviços essenciais
  • Pagamento de salários e benefícios dos funcionários do condomínio (zeladores, porteiros, faxineiros).
  • Contratação de prestadores de serviço, como segurança e manutenção.
  1. Consumo
  • Contas de água, luz e gás das áreas comuns.
  • Insumos básicos, como produtos de limpeza e material de escritório.
  1. Administração
  • Honorários da administradora do condomínio.
  • Custos com taxas bancárias, emissão de boletos e contabilidade.

Quem paga as despesas ordinárias?

De acordo com a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), as despesas ordinárias geralmente são de responsabilidade do inquilino, já que dizem respeito ao uso regular e à manutenção do condomínio. No entanto, qualquer item relacionado a melhorias ou obras extraordinárias no prédio cabe ao proprietário.

Como acompanhar essas despesas?

Os moradores podem verificar a discriminação das despesas ordinárias nos boletos de condomínio ou nos relatórios enviados pela administradora. Para dúvidas específicas, é sempre recomendável entrar em contato com o síndico ou a administradora.

Se precisar de mais informações, consulte nossa Central de Ajuda ou entre em contato conosco pelo WhatsApp (49) 3366-1750.

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